Contra Amazon

A edição brasileira de Contra Amazon — título que, por aqui, ganhou o complemento: e outros ensaios sobre a humanidade dos livros — traz dezessete textos assinados por Jorge Carrión, presentes na edição original, incluindo “Contra Amazon: sete razões / um manifesto”, e um Post-scriptum sobre a situação das livrarias durante a pandemia de covid-19, também assinado pelo autor.

 

R$49,90

Em estoque

REF: 9786599014185 Categoria:

A edição brasileira de Contra Amazon — título que, por aqui, ganhou o complemento: e outros ensaios sobre a humanidade dos livros — traz dezessete textos assinados por Jorge Carrión, presentes na edição original, incluindo “Contra Amazon: sete razões / um manifesto”, e um Post-scriptum sobre a situação das livrarias durante a pandemia de covid-19, também assinado pelo autor.

A grande novidade fica por conta dos textos assinados por pequenos livreiros e livreiras do país. A ideia é que as críticas à Amazon vindas de um autor estrangeiro, com uma vivência livresca global, fizessem eco no dia a dia de brasileiros e brasileiras que estão felizes, batalhando — e pagando as contas, apesar de todas as dificuldades — em pequenos estabelecimentos onde o cliente entra, conversa, senta, passeia pelas prateleiras, toma um café (muitas vezes, cortesia da casa), conversa mais e só então, talvez, leva um livro.

*

“Parece impossível escrever sobre o protagonismo do mundo do livro no século XXI, sobre as livrarias independentes e as bibliotecas mais inovadoras, sobre as constelações de leitores que continuam acreditando no papel, sem pensar na Amazon como nossa antagonista. Embora Google Livros e outras grandes plataformas também tenham influenciado muitíssimo o modo como nos relacionamos com os textos, a multinacional logística dirigida por Jeff Bezos converteu-se na marca mais icônica e mais eloquente, na empresa que modificou — e, com frequência, violentou — mais fortemente as relações tradicionais entre os leitores e os livros. Trata-se de um monstro cheio de tentáculos, que não para de inovar e de crescer. […] Paralelamente, proliferaram-se os entregadores da Amazon que percorrem as cidades com suas grandes mochilas, iguais às de outras companhias supostamente disruptivas, mas que, na realidade, adotaram de maneira neoliberal o precário modelo de trabalho dos catadores de materiais recicláveis.”

— Jorge Carrión, na Nota do autor

 

SOBRE O AUTOR

Jorge Carrión nasceu em 1976 em Tarragona, na Espanha. É escritor, crítico cultural do The New York Times e diretor do curso de pós-gradução em criação literária da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona. Escreveu romances, ensaios narrativos e livros de viagem, entre eles, Los turistas [Os turistas], Los huérfanos [Os órfãos], Los muertos [Os mortos] e Livrarias (Bazar do Tempo, 2019), que alcançou sucesso internacional, sendo traduzido a mais de dez idiomas. Mantém o site jorgecarrion.me.

 

Autor: Jorge Carrión
Tradução: Reginaldo Pujol Filho & Tadeu Breda
Edição: Tadeu Breda
Preparação: Fabiana Medina
Diagramação: Denise Matsumoto
Capa: Túlio Cerquize
Direção de arte: Bianca Oliveira
Lançamento: junho de 2020
Páginas: 304
ISBN: 978-65-990141-8-5
Dimensões: 13,7 x 21 cm

Dimensões 21 × 13.7 × 2 cm