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Educação Básica – Políticas, Avanços e Pendências

Os textos que compõem este livro foram produzidos por pesquisadores de diversas universidades que se têm dedicado com afinco a investigar a educação básica em todo país. Os autores problematizam a internacionalização das políticas educacionais e indagam sobre: como se dá a influência das políticas educacionais formuladas por organismos internacionais na escola pública? Em que grau tais políticas atuam no empobrecimento da escola e nos baixos índices de desempenho dos alunos? Como afetam o funcionamento interno dos sistemas e das escolas e o trabalho pedagógico-didático dos professores? Evidenciam, ainda, como a atuação política, intelectual e financeira dos diretores, consultores e técnicos dos organismos multilaterais permeia as instâncias de decisões em todo o país.

Os textos que compõem este livro foram produzidos por pesquisadores de diversas universidades que se têm dedicado com afinco a investigar a educação básica em todo país. Os autores problematizam a internacionalização das políticas educacionais e indagam sobre: como se dá a influência das políticas educacionais formuladas por organismos internacionais na escola pública? Em que grau tais políticas atuam no empobrecimento da escola e nos baixos índices de desempenho dos alunos? Como afetam o funcionamento interno dos sistemas e das escolas e o trabalho pedagógico-didático dos professores? Evidenciam, ainda, como a atuação política, intelectual e financeira dos diretores, consultores e técnicos dos organismos multilaterais permeia as instâncias de decisões em todo o país.

As pesquisas revelam como a cooperação técnica se materializou nos sistemas e nas escolas públicas por meio dos empréstimos e como estes oneraram o país com o pagamento de juros e taxas. Além disso, tais pesquisas mostram como as escolas são empurradas para adotar modelos empresariais.