Pedagogia Histórico-Crítica

Desafios e Perspectivas Para Uma Educação Transformadora

Trata-se […] de uma obra de cunho analítico-propositivo que responde a anseios, mais ou menos generalizados entre os professores, por transformações mais radicais na realidade educativa brasileira. Sua leitura é de grande relevância para os responsáveis pelas políticas educativas nos níveis federal, estadual e municipal, aos gestores e coordenadores pedagógicos das redes de ensino e das escolas e aos professores de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, assim como das várias organizações integrantes dos movimentos sociais populares. Creio que todos os profissionais da educação se beneficiarão com as análises conceituais e com as experiências práticas veiculadas neste livro, pois nele encontrarão esclarecimentos e referências que lhes permitirão melhor compreender o sentido transformador da educação expresso de forma sistemática e teoricamente fundamentada na pedagogia histórico-crítica.

Trata-se […] de uma obra de cunho analítico-propositivo que responde a anseios, mais ou menos generalizados entre os professores, por transformações mais radicais na realidade educativa brasileira. Sua leitura é de grande relevância para os responsáveis pelas políticas educativas nos níveis federal, estadual e municipal, aos gestores e coordenadores pedagógicos das redes de ensino e das escolas e aos professores de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, assim como das várias organizações integrantes dos movimentos sociais populares. Creio que todos os profissionais da educação se beneficiarão com as análises conceituais e com as experiências práticas veiculadas neste livro, pois nele encontrarão esclarecimentos e referências que lhes permitirão melhor compreender o sentido transformador da educação expresso de forma sistemática e teoricamente fundamentada na pedagogia histórico-crítica.

Dermeval Saviani
(Prefácio)